I Coríntios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas desse mundo para confundir as fortes.

JEITINHO BRASILEIRO

06 novembro 2012

E ai meu Povo! Hoje quero falar sobre um aspecto da nossa cultura que tem entrado em nossas igrejas de uma forma tão natural… mas que é totalmente não Bíblico. Hoje em dia queremos tudo do bom e do melhor, porem, sem pagar o preço para isso. Isso em todas as áreas. Queremos tirar as melhores notas, mas, não queremos estudar. Ganhar muito dinheiro, mas, sem trabalhar. Ser uma benção, mas, sem renuncia da carne. Ser crente, mas, sem deixar o “mundo”.  Etc.


Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.  2 Timóteo 2:5
A Bíblia nos ensina que não há como vencer sem seguir as regras. E não há como colher sem plantar! Só se agente dar um “jeitinho”. O famoso “jeitinho brasileiro”.
O “jeitinho brasileiro” é a forma do brasileiro burlar o sistema (regras), se safar de situações problemáticas, de cortar caminho, ganhar mais com menos esforço. Isso é um traço cultural brasileiro. Infelizmente esse traço cultural é tão forte no Brasil que quem não da um “jeitinho” e faz pelo caminho certo é o “trouxa” da historia.
Na maioria (não quero generalizar) dos casos que se aplica o “jeitinho” é pecado, pois se utiliza da mentira para se burlar uma regra para obter uma vantagem.
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. 
João 8:44

Exemplo disso é quando professor passa um trabalho e agente copia da internet ou pega o trabalho de outro aluno e muda o começo e o final. Ou quando se “cola” na hora da prova. Tudo isso é mentira.
Muitos de nós temos praticado o “jeitinho brasileiro” e não vemos mais mal nisso. Não achamos que é pecado. Quase glorificamos a Deus quando conseguimos alguma coisa sem o esforço necessário para se conseguir pelo caminho certo. Dessa forma qual tem sido nossa diferença das pessoas que não conhecem o Senhor Jesus?
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 
Mateus 5:13

O Senhor nos chamou para ser diferentes desse mundo! Não podemos aceitar que isso é algo cultural do Brasil e porque estamos no país temos que nos encaixar com a cultura. Não! Isso ta errado!
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12:2

Por isso não podemos aceitar o “jeitinho brasileiro” em nossas vidas. Por que é pecado! Quando fazemos o certo e vamos pelo caminho certo nós experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
O caminho mais longo muitas vezes é o certo, pois é no caminho que o Senhor nos trata, molda, forma, que nós aprendemos, conhecemos a Deus, criamos um relacionamento com Ele. Por isso cortar caminho é tão prejudicial.
È estudando para a prova que aprendemos o conteúdo, se não estudarmos e colarmos, até tiramos a nota mais não aprendemos a matéria. Quando fazemos os trabalhos aprendemos. Quando trabalhamos de verdade somos merecedores do salário (1Tm 5:18). O gosto da vitoria quando é conquistada pelo caminho certo é muito melhor!
Retirado Daqui


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...